20.9.09

Inauguração da Sede - Discursos III

Rui Miguel Silva – Candidato a Presidente de Câmara Municipal de Arganil

Saúdo todos os cidadãos do Concelho de Arganil.
Aos presentes um grande abraço.
Saúdo os representantes dos Órgãos da Comunicação Social que acederam ao nosso convite.
Cumprimento todos os candidatos das outras candidaturas nossas adversárias nas eleições de 11 de Outubro.
Minhas Senhoras e meus Senhores

Começo por enviar um forte abraço de agradecimento a todos quantos subscreveram esta candidatura que através do seu apoio permitiram que POR ARGANIL, CONCELHO COM FUTURO exista como opção política alternativa aos órgãos da Assembleia Municipal e da Câmara Municipal. A todos eles, reforço o meu e nosso agradecimento.
Um bem-haja a todos os candidatos que integram as nossas listas, quer para a Assembleia Municipal como para a Câmara Municipal, pela sua disponibilidade, pelo seu empenho e determinação, de tudo quererem fazer em prol desta causa, que é sublime e cheia de significado de cidadania, que mais não é do que lutar pelo Concelho e contribuir para a melhoria das condições de vida dos nossos conterrâneos. Aproveito para lhes manifestar o quanto me sinto honrado com a participação de todos.
Defendemos o lema O IMPORTANTE É TRABALHAR, porque mais importante que os Partidos é a competência e a vontade de construir um Concelho, na perspectiva do progresso e do que é essencial, tanto para as nossas crianças, para os nossos jovens, para os nossos trabalhadores, para os nossos empresários e para os nossos idosos.
Ultimamente, começa a desenhar-se um virar de página na política em Arganil, quando começou a afirmar-se a potencialidade desta candidatura denominada de Por Arganil, Concelho com Futuro. Hoje, com a inauguração da sede da nossa candidatura, estaremos a meio da leitura de um livro que levará a nossa candidatura até à vitória final. Disso não temos dúvida e podemos garantir que, dia após dia, as manifestações de apoio de pessoas identificadas e anónimas, são cada vez em maior número e intensidade, o que nos faz redobrar as nossas forças com a certeza de estamos no caminho certo. Queremos Vencer!
Vamos para o combate político com o entendimento que as outras candidaturas são os nossos adversários, porque os nossos inimigos são o Desemprego, a Desertificação e ainda a Débil Qualidade de Vida.
Somos, por isso, o corolário do Esforço, da Vontade, do Querer, do Optimismo, da Esperança de um grupo de cidadãs e cidadãos que vai levar até todos os habitantes deste Concelho de Arganil, a Verdade, o Trabalho, o Bem-Estar e o Diálogo. Com esta candidatura não haverá Medos, nem Receios e nem Mentiras. Somos adeptos da Frontalidade Democrática, reconhecendo com espírito aberto não sermos os detentores da verdade absoluta. Somos pelo Diálogo, pelo diálogo civilizado, sem qualquer tipo de problemas conjunturais, honrando o Ser Humano no seu direito à diferença, pela consideração e pelo respeito.
Nesta candidatura cabem todas as pessoas dos mais variados extractos da população e formas de vivência diferentes perante a VIDA: os intelectuais, os trabalhadores por conta própria, os trabalhadores por conta de outrem, os trabalhadores com as mãos calejadas pelo trabalho árduo, os jovens com emprego e sem emprego, os desempregados, os estudantes e também os menos jovens já agraciados pelo descanso merecido após tantos anos de trabalho e que agora merecem todo o nosso carinho.
Uma referencia especial às Mulheres desta candidatura e a todas as outras deste Concelho, Trabalhadoras, Políticas, Donas de Casa, Mães, Esposas, que merecem a nossa Consideração e Respeito. Não será por acaso que é nesta candidatura que encontramos o maior número de Mulheres, honrando assim o Respeito, a Dignidade e a Competência. Serão elas, todas as mulheres deste concelho, que terão uma palavra de confiança em NÓS, depositando o seu querer no dia das eleições. Temos Esperança e Fé. Estamos com elas e lutaremos por elas!
Também é uma candidatura que prima pelo Direito à Diferença, nela cabem os cidadãos de qualquer partido ou de qualquer afinidade partidária, só sendo condicionante, para candidato, não ser eleitor no Concelho de Arganil. É por isto que esta candidatura é a única onde todos os candidatos para a Câmara e Assembleia Municipal são eleitores do Concelho de Arganil e isto acontece pela primeira vez.
Mas também é uma candidatura diferente das outras pela Legitimidade, enquanto a legitimidade das outras candidaturas cabe à decisão do Partido, a nossa candidatura que se dá pelo nome de POR ARGANIL, CONCELHO COM FUTURO, por ser transversal, tem a sua legitimidade nos eleitores do Concelho de Arganil, independentemente da sua opção político partidária.

É por estas razões que queremos vencer nas próximas eleições de 11 de Outubro!

Vamos dar Satisfação e Simpatia, temos Vontade de Trabalhar e iremos Criar Auto-Estima a todos os Cidadãos deste Concelho de Arganil. Estamos com todos eles e, muito especialmente com a grande Minoria, dos que não se manifestam por Medo quando o que pretendem é a Mudança política na Câmara, querendo outras pessoas à Frente da Autarquia a partir do próximo dia 11 de Outubro e no Futuro para os próximos quatro anos e seguintes.
E porque tudo isto é para nós muito importante, trazemos connosco um projecto para o Concelho, de que será dado conhecimento público em manifesto eleitoral, e cujos objectivos estão perfeitamente adaptados às circunstancias actuais, em que vive o Mundo e vive o País. É um projecto que respeita o cidadão do Concelho e que por isso tem por ele o carinho de apontar soluções que visem o bem para todos, quer individualmente quer no seio familiar.
Em suma;
Iremos contribuir, de uma forma decisiva e decidida, para que todos sintam orgulho de serem cidadãs e cidadãos do Concelho de Arganil.
Criaremos as condições de descanso, lazer, segurança para todos aqueles que ainda vivem fora do Concelho, nos Grandes Centros Urbanos altamente Congestionados, e que pretendem regressar à sua terra natal. Aqui, irão encontrar, connosco, as infra-estruturas que estes merecem e procuram.
Vamos gerir da melhor forma os meios financeiros do Município, sem medo, com justiça e com regras criteriosas. Sabemos que cada vez mais o dinheiro custa muito dinheiro, por isso, o que vamos fazer é aplicá-lo bem. Sempre defendi que poupar não é deixar de gastar, mas sim, poupar é investir mas é investir de forma correcta.
De uma coisa podem estar certos e descansados, não iremos destruir nada do que está feito, deitando fora o que custou dinheiro a todos nós, procuraremos, isso sim, e quando for necessário, melhorar o que está feito respeitando as obras dos anteriores executivos.
E como se isto não bastasse, a nossa candidatura dá o exemplo. O orçamento de gastos é compatível com o momento de crise e de dificuldades financeiras. Só gastaremos em campanha o que é indispensável. Não entraremos em loucuras e não estamos dispostos a despender dinheiros para além do razoável.
Também podem ficar certos que não iremos esbanjar património do Município, nem edifícios, nem viaturas para outros que mais não querem do que se servirem dos recursos do Concelho.
Estamos votados em ganhar a corrida para o desenvolvimento e para a estabilidade social. Por isso focamos a nossa atenção na componente do EMPREGO. Será muito bom para todos não haver necessidade de sair do Concelho para encontrar emprego.
Temos um projecto, para 4 anos, que é solidário para as pessoas e também irá combater a desertificação das nossas aldeias.
Teremos sempre um diálogo Construtivo, Atento, mas sempre com um conceito Verdadeiro e Preocupado, em que será o Desenvolvimento deste Concelho e o Bem-Estar dos seus Habitantes, a nossa principal e única preocupação. Somos uma Candidatura de Afectos ao Ser Humano e à Democracia.
O importante é trabalhar.
Como compreenderão não será este o momento para explanarmos na especificidade o nosso programa, mas nada me impede que realce alguns dos aspectos que entendo serem relevantes e definidores das grandes áreas de intervenção;
- A feira do Mont’Alto e Festas do Concelho regressarão ao seu espaço de eleição, devolvendo-as ao seu local de tradição o Paço Grande, com uma única nuance de a estendermos pelo Largo Ribeiro de Campos até á Praça Simões Dias e Fonte de Amandos.
- Iremos introduzir um plano de reformas no programa de gestão autárquica, referenciado na funcionalidade, na responsabilidade, na qualidade e no prestígio, quer para os Munícipes como para os funcionários e agentes ao serviço do Município.
- Trabalharemos afincadamente com todas as Juntas de Freguesia que as Populações elegerem como suas representantes.
-Traremos para a mesa das negociações, com as implicações e responsabilidades que daí possam advir, os Parques Eólicos, no contexto de negociação acordada pelo anterior executivo. Defendemos os princípios e responsabilidades assumidas pelo Município e tudo faremos para a concretização desse projecto que o actual executivo não reclamou quando soube que foi transferido para outro Concelho.
- Prosseguiremos com a elaboração do projecto de revisão do plano Director Municipal, PDM, deixado pelo anterior executivo. Passaram-se quatro anos e nada se avançou nesta matéria, com os prejuízos que daí ocorreram. Iremos ser céleres e pretendemos que o novo PDM possa estar concluído no ano de 2011.
- Serão Implementados um conjunto de medidas, a integrar na revisão do PDM e em regulamento municipal, com o principal objectivo de desburocratizar o licenciamento na construção de habitação, indústria e comércio.
- Actuaremos em prol da defesa e preservação ambiental criando, melhorando e dignificando os espaços verdes, trataremos a problemática do tratamento dos esgotos com o maior empenhamento, desactivaremos as lixeiras espontâneas e sancionaremos os prevaricadores e defendemos a construção de dois Ecocentros, para recolha dos resíduos de médio e grande volume.
- Cabe à Autarquia coadjuvar o sistema educacional, no que de essencial deve ser realizado para um bom desempenho dos agentes formativos, docentes, em benefício das crianças, facultando-lhes, a ambos, os meios complementares de funcionamento dos estabelecimentos de ensino, tanto ao nível dos transportes, dos equipamentos, do complemento de horários e das disciplinas complementares, concorrentes para o bom desenvolvimento físico e psíquico da criança.
- No apoio ao tecido empresarial, será criada uma Bolsa de Fomento e Coesão Empresarial. Fomento para a implantação de novas empresas e Coesão para apoio às empresas existentes no Concelho.
- Iremos prestigiar o emprego através da formação profissional, apoiando e dinamizando os Estabelecimentos do ensino, vocacionados para a formação profissional e criar um Órgão de articulação e sinalização das necessidades das Empresas / Formação, como forma impulsionadora do desenvolvimento económico e, consequentemente, concorrer para a estabilidade social das famílias.
- Defenderemos o bem estar social geral, com apoio efectivo a grupos e instituições nas suas iniciativas culturais, desportivas e recreativas.
- Colocar O Centro de Actividades Juvenis ao serviço dos jovens, onde Possam encontrar o Espaço Apropriado Aos Seus Anseios, com Acções de Dinamização para o Emprego, MultiUsos, Internet Grátis e Criação de Eventos como Lan´s-Party. Atenderemos desta forma às suas Necessidades. Pretendemos a articulação deste Centro com as Escolas na Escolha de Cursos Profissionais que sejam uma Mais-Valia para estes e Para as Empresas da Região. Cursos Profissionais que tenham a Chancela da Qualidade e Uma Formação de Mais Valia para Formação de Técnicos com Valor Acrescentado.
- Porque sentimos e sabemos que no concelho existem inúmeros apaixonados pela caça e pela pesca, é nosso propósito implementar as zonas de caça já demarcadas e instituídas, legalizar áreas de pesca desportiva ao longo do rio Alva, barragem das Fronhas, ribeiras da Mata e de Pomares e Rio Ceira e construir um Campo de Tiro Municipal, licenciado, destinado à prática desportiva e de competição.
- É comum falar-se sistematicamente da EN 342, no troço entre Arganil e Coja, cuja resolução não adianta nem atrasa, mantendo-se este longínquo impasse, que só tem prejudicado o Concelho. Para dizer basta, iremos neste domínio desafiar as Instancias Estatais, propondo-se a Câmara desenvolver os trabalhos de movimentação de terras, conforme projecto existente, cabendo ao Estado a construção das obras de arte, sinalização, demarcação e pavimentação.
- Na vertente turística, para além de defendermos a construção de uma via turística marginal ao Rio Alva, trataremos no objecto e no conteúdo, apoiar empresas de raiz local, preferencialmente, que pretendam fomentar um projecto que vise a criação de um Produto Turístico Municipal e Regional, cuja realização e implementação prática seja de curto prazo. Todos sabemos e reconhecemos que a actividade turística é uma fonte de criação de riqueza para o Concelho de Arganil, cujas potencialidades são por demais evidentes. Todos sabemos ainda que sendo o turismo uma ciência, uma arte e um investimento, é urgente canalizar a Firme e Poderosa Vontade do Município para incrementar este sector económico.
- Estamos sensíveis à questão do Apoio ao Idoso, principalmente Aquele que vive Isolado no Alto Concelho e que se encontra SÓ, na Sua Solidão. Concorreremos para o aumento do nível de segurança nas nossas Aldeias mais desertificadas com a implementação de um sistema de Videovigilância e a Criação de Sistemas de Comunicação Rápidos, Eficazes, Articulando este Esforço com os Agentes de Segurança e IPSS(s). Distribuição de telemóveis de Fácil Manuseamento com um Número já Identificado e de Ligação directa às Entidades Já mencionadas. Tal metodologia trará Confiança, Conforto e Sossego para estes Idosos e seus Familiares que Vivem Longe do Concelho.
- E porque a componente do Emprego tem nesta candidatura um significado relevante, quando o associamos à aposta no combate à desertificação, concluímos ser necessário promover a instalação de quatro novos, pequenos Parques empresariais disseminados pelo Concelho, por forma a aumentar a oferta de trabalho nas zonas mais carenciadas e daí resultar a fixação e o aumento de população activa.
- Iremos promover a Redução da CARGA FISCAL sobre o IMI e IRS , globalizando na totalidade uma Redução da Taxa para todos os Arganilenses em 25%, sobre a componente da competência do Município.
- Por fim, com pertinência e garantida objectividade, defendemos a construção das piscinas aquecidas e de um pavilhão multiusos, ambos Municipais, a construir, possivelmente no Sub-Paço, na margem direita da Ribeira de Folques.
Mais uma vez reafirmo, O Importante é Trabalhar,
Estamos nesta candidatura para falar do que nos propomos fazer em prol do Concelho sem termos de falar mal dos outros.
Embora os resultados das últimas sondagens nos sejam agradáveis, nada nos impede ou condiciona de continuarmos a lutar por esta causa que é o Engrandecimento do Concelho de Arganil.
E porque sabemos que para as eleições autárquicas os eleitores votam mais nas pessoas do que nos Partidos Políticos;
Estamos confiantes na vitória!
Uma Boa Noite e Muito Obrigado a Todos! Viva o Concelho de Arganil!