19.9.09

Inauguração da Sede: Discursos II


Manuel Augusto Simões Rodrigues – Candidato a Presidente da Assembleia Municipal

Minhas Senhoras e Meus Senhores
Arganilenses
Senhores e Senhoras da Comunicação Social
O Porquê de Uma Candidatura Independente!
Hoje inicia-se um virar de página na política em Arganil.
Disso não tenhamos dúvida!
Quando há largos meses atrás, o cidadão Eng. Rui Miguel Silva, lançou a sua Candidatura, “POR ARGANIL, CONCELHO COM FUTURO”, uma candidatura de cidadãos eleitores em Arganil, de imediato lhe manifestei o meu apoio, por reconhecer no Eng. Rui Silva, um Homem Integro, Honesto, Trabalhador. Tinha dado provas como Autarca na Gestão do Dr. Maia Vale, como Vice-presidente, e que acompanhei durante 3 anos como Vereador da Câmara Municipal de Arganil, e sobretudo nos seus 2 mandatos enquanto Presidente da Câmara Municipal de Arganil, que acompanhei num mandato com Membro da Assembleia Municipal, das quais saliento algumas obras que passarei a enunciar:
- Dignificação das Juntas de Freguesia através da Delegação de competências para as Juntas de Freguesia; com pessoal, viaturas, combustíveis, manutenção das mesmas e reforço em dinheiro das verbas atribuídas em função do número de eleitores.
- Acessos pavimentados a todas as aldeias do Concelho, nomeadamente, Travessas e Pracerias da Freguesia de Celavisa; Aveleira, Gândara e Sobreiral, zonas envolventes do Lar da 3ª idade e da APPACDM em Arganil; zona envolvente do lar de Folques; Centro de Dia do Sarzedo; Espinho e Soito da Ruiva na Freguesia de Pomares; Fórnea, Torno e Malhada Chã na Freguesia do Piodão;
- Pavimentação da pista do aeródromo de Coja para apoio aos incêndios;
- Acessos rápidos a Arganil e Coja, com ligação à estrada da Beira EN 17 e nova ponte de Coja; estrada do Alto Ceira, com realização de obras que já tinham sido recebidas e não realizadas; estrada da Sarcina e nomeadamente a resolução da “velha ponte da Sarcina”
- Acabar com as lixeiras a céu aberto e estender a recolha de lixo a todo o Concelho;
- Intervenção profunda em Arganil em termos urbanísticos: esgotos (corriam a céu aberto, para a Ribeira de Amandos), água e iluminação (nomeadamente a zona histórica da Vila), Fonte de Amandos;
- Remodelação do Edifício da Câmara Municipal com melhorias elogiadas por toda a Assembleia Municipal aquando da 1ª sessão após a realização das obras;
- Melhoria das condições ambientais do Rio Alva através da abertura de concurso e adjudicação das obras para a melhoria das ETAR’s;
- Remoção das oficinas da Câmara do centro da Vila e resolução do terminal rodoviário (em termos de futuro);
- Abertura e pavimentação da denominada Avenida dos “Carecas” que se arrastava há longos anos.
- Remodelação completa do campo de futebol Dr. Eduardo Ralha, bancadas, balneários, sistema de drenagem e instalação de sistema central de aquecimento, tão pomposamente agora inaugurado o seu piso sintético;
- Cedência de terrenos e construção do novo Quartel da G.N.R. e da Escola E.B 2.3 de Arganil;
- Requalificação do Sub-Paço, classificando-o como Zona de lazer do Concelho, entretanto com obras destruídas pelo actual executivo, obras essas realizadas com fundos comunitários;
- Centro de Actividades Juvenis, entretanto desviado para outros fins, pelo actual executivo quando foi criado exclusivamente para apoio aos jovens;
- Construção dos novos Centros de Saúde de Coja e Arganil e início da resolução da extensão de São Martinho da Cortiça, deixada cair pelo actual executivo;
- Apoio ao autocarro do Centro de Saúde para transporte de deficientes e outros utentes ao Centro de Saúde, através do motorista e pagamento de apoio de combustíveis.
Estas obras vieram melhorar a qualidade de vida dos Arganilenses.
Caros Arganilenses
Cidadãs e Cidadãos
Adoptei Arganil como minha Terra, vai para 29 anos, quando vim para o Serviço Médico à Periferia. Sendo natural do Litoral, zona de maior desenvolvimento e riqueza, poderia ter regressado ao fim desse ano de Periferia. Então o que me fez ficar por cá?! A Bondade, Humildade, Tipo de Cultura e Sinceridade dos Arganilenses. Também uma região riquíssima em beleza natural, que aprecio sobremaneira.
Senti também uma certa necessidade por todos vós dos meus modestos préstimos enquanto médico. Julgo ter correspondido minimamente aos vossos anseios como profissional e amigo. Poderia ter feito mais, quiçá, mas o que realizei como profissional de saúde foi sempre com o sentido do dever cumprido e uma medicina humanizada.
Senti que seria aqui, neste Concelho, que a minha Família poderia ter a qualidade de Vida que não ocorria já nos grandes centros, para que esta pudesse crescer com um equilíbrio dinâmico e integrada na cultura arganilense, na qualidade paisagística que este Concelho oferece!
Adiantando um pouco o que será a minha actividade como futuro Presidente da Assembleia Municipal, caso esta Candidatura seja Vencedora, uma das minhas grandes preocupações será melhorar o Ambiente e a Qualidade Paisagística do nosso Concelho. Sabe-se que em havendo Harmonia entre o Meio Ambiente e o Homem, uma boa parte das doenças do foro psicossomático, desaparecerão ou serão diminuídas em boa parte. Para haver saúde esta passará inegavelmente pela qualidade de Vida onde residimos. Lutarei por isso na Assembleia Municipal, além de outros problemas que surjam e que merecerão o meu melhor reparo sempre com um sentido único, que será o Bem do Concelho de Arganil e das suas populações, que me merecem o meu maior Respeito, Consideração e Dignidade.
Uma palavra de Solidariedade a todos Aqueles que vivem na Solidão, na Acompanhada e Naquela onde a pessoa vive mesmo SÓ! A minha preocupação está convosco e iremos colmatar as vossas preocupações, anseios e angústias, para que se sintam mais felizes e com vontade de VIVER!
Apelo assim a todos os Arganilenses que me conhecem, que sabem como sou, para no dia 11 de Outubro próximo me darem a possibilidade em poder continuar a merecer a vossa Confiança como Pessoa, nos meus Ideais, na minha Profissão, no meu Querer, na minha Política, oferecendo-me assim a possibilidade de estar mais perto de todos, em que a minha mão amiga e também profissional, estará sempre convosco. Uma palavra muito especial aos doentes, aos idosos, aos sofredores da falta de saúde, todos estes continuarão a encontrar em mim a Pessoa Humana que tanto carecem e a que já se habituaram.
DISSE.
VIVA A CANDIDATURA – POR ARGANIL, CONCELHO COM FUTURO!
VIVAM OS ARGANILENSES!
VIVA PORTUGAL!